10 - NAFTALI

 

NAFTALI É O SEXTO FILHO DE YA’AQOV (JACÓ). SEU NOME SIGNIFICA “MINHA LUTA”.

A TRIBO DE NAFTALI FOI INCLUÍDA NA MIGRAÇÃO DAS DEZ TRIBOS PARA A AMÉRICA, POR VOLTA DE 718 A.E.C.

HÁ UM MISTÉRIO CONECTADO A ESTA TRIBO. ALGUNS ENSINAM QUE NAFTALI SÃO ARGENTINA E CHILE. ABSOLUTAMENTE INCORRETO!

BERESHIT / GÊNESIS 49:21 – “NAFTALI É UMA GAZELA SOLTA; ELE PROFERE PALAVRAS FORMOSAS”.

“GAZELA SOLTA” DÁ A ENTENDER QUE SÃO UM POVO SELVAGEM, QUANDO SE TRATA DE INTERAÇÃO COM A TERRA, COMO DANÇAM E O QUANTO SÃO LIVRES, ALEGRES E AMIGÁVEIS.

“PALAVRAS FORMOSAS” SIGNIFICA QUE SÃO UM POVO SOCIÁVEL E AGRADÁVEL, QUE SEMPRE DÃO BOAS SAUDAÇÕES, COMO AS SAUDAÇÕES QUE OS HAVAIANOS DÃO A TODOS AQUELES QUE VISITAM A SUA TERRA. QUANDO UM TURISTA CHEGA AO HAWAII (HAVAÍ), OS NATIVOS OS SAÚDAM DIZENDO: “ALOHA!” RECEBEM A TODOS QUE CHEGAM COM COLARES DE FLORES. A RECEPÇÃO AGRADÁVEL DOS FIJIANOS É COMENTADA PELOS TURISTAS QUE VISITAM AS ILHAS FIJI. OS NAURUANOS SÃO TÃO PACÍFICOS E AGRADÁVEIS QUE NAURÚ E AS ILHAS VIZINHAS, NA REGIÃO DO PACÍFICO SUL, ERAM CHAMADAS DE “PLEASANT ISLAND” (ILHAS AGRADÁVEIS).

OS ABORÍGENES DO HAWAI E DE SAMOA FORAM CONQUISTADOS E CONTROLADOS POR ASIÁTICOS, MAS PERTENCEM AS TRIBOS DE ISRAEL. MOSTRAREMOS O MISTÉRIO EM REFERÊNCIA A ISTO.

VAMOS A DEVARIM / DEUTERONÔMIO PORQUE ESTE É O MISTÉRIO QUE REVELA QUEM É NAFTALI ATUALMENTE.

DEVARIM / DEUTERONÔMIO 33:23 – “DE NAFTALI DISSE: NAFTALI GOZA DE FAVORES E, CHEIO DA BENÇÃO DE YHWH, POSSUIRÁ O LAGO E O SUL”.

“GOZA DE FAVORES E, CHEIO DA BENÇÃO DE DEUS” SE REFERE À BELEZA DE SUAS TERRAS; SÃO PARAÍSOS TURÍSTICOS. SIGNIFICA QUE SÃO FISICAMENTE ATRAENTES.

A VERSÃO KING JAMES, DIZ:

DEVARIM / DEUTERONÔMIO 33:23 – “…POSSUIRÁ O OCIDENTE E O SUL”.

QUANDO MOSHEH (MOISÉS) ESCREVEU ESTA PROFECIA, ELE ESTAVA EM ISRAEL. A TERRA QUE NAFTALI HERDOU LOCALIZAVA-SE NO NORTE DE ISRAEL E NÃO NO SUL, ENTÃO, SOBRE QUE TERRA MOSHEH (MOISÉS) ESTAVA FALANDO? DEUS REVELOU A ELE A LOCALIZAÇÃO DAS TERRAS QUE A TRIBO DE NAFTALI IRIA HABITAR QUANDO ELES MIGRASSEM PARA O OCIDENTE AO LADO DOS SEUS IRMÃOS.

AQUELES QUE AVALIAM ISTO PENSAM QUE O OCIDENTE E O SUL REPRESENTAM O SUL DO OCIDENTE, A AMÉRICA DO SUL, MAIS PRECISAMENTE A ARGENTINA E O CHILE, MAS ISTO ESTÁ INCORRETO.

QUANDO CONSULTAMOS O HEBRAICO COM A CONCORDÂNCIA STRONG, VEMOS QUE A PALAVRA “OCIDENTE” NÃO SE ENCONTRA NAS ESCRITURAS HEBRAICAS E SIM A PALAVRA “YAM”, QUE SIGNIFICA MAR.

A PALAVRA “YAM” TRATA DE UM GRANDE CORPO DE ÁGUA. AS ESCRITURAS ESTÃO DIZENDO QUE NAFTALI POSSUIRÁ OS MARES DO SUL. OS MARES DO PACÍFICO SÃO O SUL DO PACÍFICO. QUEM SE ENCONTRA NO SUL DO PACÍFICO? HAVAIANOS, SAMOANOS E ABORÍGENES. COMO SABEMOS DISSO? VAMOS LER O JPS TANAKH HEBRAICO-INGLÊS:

DEVARIM / DEUTERONÔMIO 33:23 – “E A NAFTALI DISSE: NAFTALI GOZA DE FAVORES E, CHEIO DA BENÇÃO DE YHWH, POSSUIRÁ O OCIDENTE E O SUL”.

QUANDO OBSERVAMOS, A PALAVRA USADA, EM HEBRAICO, É ים (YAM). E A OUTRA PALAVRA É SUL; MARES DO SUL